OAB-MT e Sinpol discutem estreitamento entre polícia civil e advocacia

10/07/2018 18:00 | Segurança Pública
Foto da Notícia: OAB-MT e Sinpol discutem estreitamento entre polícia civil e advocacia

imgVisando melhorar o desempenho da atuação profissional de advogados (as) e policiais civis durante ocorrências e atendimento em plantões nas delegacias, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) se reuniram na tarde desta segunda-feira (09) para traçar uma agenda positiva.

Juntas, as entidades discutiram a realização de cursos de capacitação e formação para ambas as categorias, alertando sobre as prerrogativas profissionais, direitos e deveres de cada profissional.

“Mais que aliados da sociedade, os policiais civis invariavelmente fazem parte do dia a dia dos profissionais da advocacia criminalista e são tão essenciais à administração da justiça quanto estes. Assim, temos que, cada vez mais, trabalhar para aparar eventuais arestas de modo que esse importante trabalho seja realizado de forma harmoniosa”, destacou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

Além disso, a OAB-MT vem fazendo um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) ressaltando a necessidade de instalação de salas da Ordem nas delegacias. Nas unidades que já contam com a estrutura, houve uma melhora significativa no fluxo de atendimento.

Outra ação conjunta entre OAB-MT e Sinpol deve ser a assinatura de um termo para a criação de uma comissão interinstitucional, composta por representantes de ambas as entidades, para a resolução de possíveis conflitos entre policiais civis e profissionais da advocacia. O mesmo termo já foi assinado entre a Ordem e a Associação Matogrossense dos Magistrados (Amam) e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra XXIII).

De acordo com as propostas discutidas, representantes do Sinpol poderão participar do Dia de Formação, realizado mensalmente pela Ordem, para a solenidade de compromisso dos novos advogados e advogadas. Da mesma forma, as comissões temáticas da OAB-MT estarão à disposição para oferecer cursos e palestras para policiais civis.

Assessoria de Imprensa OABMT