Maio de 2024 | Ver mais

OAB/MT Mulher está em consonância com campanha da ONU Mulher

26/03/2014 16:27 | HerforShe
Foto da Notícia: OAB/MT Mulher está em consonância com campanha da ONU Mulher
    Um dia marcante na história da OAB/MT: 20 de março em que a advocacia de Mato Grosso estava reunida em Sorriso para discutir as propostas para o projeto OAB Mulher, que foi lançado na Subseção durante a circulação do OAB/MT 80 anos. Pela primeira vez, com foco nos princípios do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulher, advogadas, advogados, profissionais de outras áreas se reuniram por um dia inteiro para debater violência doméstica, empoderamento da mulher, seu engajamento nos processos de liderança e desenvolvimento de políticas de igualdade de gêneros. Desse encontro foi elaborada a Carta da OAB/MT Mulher de Sorriso com as ações a serem implantadas e com um convite aos homens a integrarem essa luta.

Nessa mesma data, a ONU lançou uma campanha mundial - HeForShe (EleporEla) - para que os homens de toda parte do mundo se engajem a favor da igualdade de gêneros e do empoderamento das mulheres e meninas. O fato foi comemorado pela vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino de Oliveira.

“A nossa voz ecoou convocando homens para fazerem parte das Comissões do Direito da Mulher da Seccional e Subseções. Já temos alguns colegas que se engajaram e na discussão em Sorriso tivemos a participação integral do presidente da OAB/Sinop, Felipe Guerra. Nessa mesma data, quando conclamamos os colegas advogados para que se unam a nós, para juntos desenvolvermos ações para o empoderamento da mulher, em especial das advogadas, para eliminar toda forma de discriminação, combater a violência doméstica, familiar, social contra a mulher, a ONU lança campanha mundial. A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso está no caminho certo e terá um papel protagonista nesta luta”, sublinhou.

Para a advogada, hoje há consciência de que para se alcançar a paridade de gênero não basta que os homens estejam imbuídos dessa intenção, é preciso que sejam ativos na defesa dos direitos das mulheres e meninas. O projeto OAB/MT Mulher foi planejado pela atual gestão desde a época da campanha e tem o apoio de toda a Diretoria.

O presidente da OAB/MT, Maurício Aude, destacou que as advogadas são metade do número de ativos na Ordem e a estatística demonstra que vem crescendo. Ele parabenizou as mulheres dirigentes da Seccional que atuam em defesa não apenas da advocacia, mas também da sociedade e das luta de gênero. “Estamos antenados com os movimentos mundiais nesse sentido. Parabéns Cláudia Aquino de Oliveira, Juliana Moura Nogueira e a todos os envolvidos”, pontuou.

A presidente da Comissão da Mulher da OAB/MT, Juliana Nogueira, elogiou a Diretoria da OAB de Mato Grosso “pela sensibilidade de olharem para uma questão tão relevante como a da Mulher. A nossa comissão deseja êxito a esse projeto e manifesta todo apoio a essa causa. Nós advogadas queremos ser sujeitos ativos desse projeto. Podem contar conosco”.

Assessoria de Imprensa OAB/MT
www.facebook.com.br/oabmt